Trad. Júlia Guerra
Posted by Julia Guerra |
No dia 27 de outubro de 2012 o jornalista Sérgio Dávila, da Folha de São Paulo, publicou um artigo em que se diz a favor da polarização dos partidos políticos no Brasil, ou seja, é a favor da redução dos partidos a duas alas, esquerda e direita. Assim como acontece nos EUA com republicanos e democratas.
Segundo o jornalista, a polarização seria sinônimo de maturidade política e ainda “diminuiriam as maracutaias e os acordos pouco republicanos, acabariam as vendas de tempo na TV, as prévias passariam a existir de verdade, os debates ganhariam relevância e ritmo”.
Não é o que pensa a Professora e Cientista Política, Doutora pela Universidade de São Paulo (USP), Maria do Socorro Sousa Braga. Para ela o multipartidarismo brasileiro é traço importante da heterogeneidade da cultura e da política do Brasil. A professora completa: “me parece que em termos de democracia e em termos dessa ideia de levar para as aldeias políticas esses diferentes conflitos e interesses sociais, o nosso sistema é até mais democrático”.
Além da questão da polarização política, em entrevista exclusiva ao Americanismos.net – ouça no podcast abaixo -, a professora fala das relações políticas atuais entre Brasil e Estados Unidos e faz uma análise de como ficaria essa relação com governo republicano ou democrata nos EUA. Ouça o podcast e analise essas e outras questões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário