segunda-feira, 14 de outubro de 2013

ESPIONAGEM AMERICANA ABRE CAMINHO A CAÇAS RUSSOS

Por Fernando Brito/ Blog O Tijolaço (14/10/2013)







Espionagem americana abre caminho para o Brasil ter caças russos

O jornalista Mauro Santayanna antecipa, em seu blog, a possibilidade de uma reviravolta no programa de reaparelhamento da Força Aérea Brasileira, associando a compra dos jatos de quarta geração Sukhoi SU-35 – como os Boeing F-18, os  franceses Rafale e os Grippen, da Suécia, selecionados no programa FX-2, da FAB – com participação no projeto – atualmente em testes, do moderníssimo T-50, quase invisível ao radar como o seu correspondente americano F-22 Raptor.

Um amigo com relações na Aeronáutica me diz que o SU-35 que participou da concorrência do programa FX-2 não foi eliminado por deficiências operacionais, mas por dúvidas quanto à transferência de tecnologia, ajudadas por uma “pressão amiga” dos americanos.

Nos últimos meses, os russos têm emitido sinais contínuos de que transferir tecnologia não será problema. E voltam à carga com o oferecimento de uma parceria nos jatos que o sucederão, o que havia sido oferecido em 2008, chegando a ser objeto de um protocolo de intenções, mas foi recusado pelo Ministro da Defesa da época, Nélson Jobim.

O escândalo da espionagem americana pode ter mudado completamente os planos de voo da alta cúpula da FAB.



Nenhum comentário:

Postar um comentário