segunda-feira, 20 de maio de 2013

Fernando Henrique receita “simpatia e emoção” ao PSDB



Por Christina Lemos
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso apresentou neste sábado aos tucanos reunidos na convenção do PSDB em Brasília uma fórmula para obter maior empatia com a população e conquistar votos: "precisamos despertar a simpatia das pessoas, tocá-las pela emoção, mostrar que não somos melhores que ninguém".

A mensagem de FHC soou como antítese do estilo Serra, tido como pouco simpático e cerebral. O ex-presidente discursou pouco depois do ex-governador, que sequer mencionou a candidatura de Aécio Neves. Serra, no entanto, afastou indiretamente as especulações de que deixaria o PSDB para disputar as próximas eleições por outra legenda. "Todos que estamos aqui, estaremos com absoluta certeza do mesmo lado em 2014" - disse Serra.

Fernando Henrique, que se auto-definiu como "ex-tudo", ainda enalteceu o estilo conciliador de Aécio Neves e alertou que o mineiro será "cobrado": "vamos cobrar, exigir que ele ponha sua juventude, seu entusiasmo a favor de um novo salto para Brasil" - declarou.

O próprio Aécio convidou explicitamente Serra a integrar o esforço para elegê-lo. E dirigiu-se diretamente ao ex-governador: "Somos todos, Serra, parte de um mesmo corpo, co-responsáveis pelo que pode ou não acontecer a este país".

Bananeira - Entre os motes repetidos pelos tucanos durante a convenção, estiveram: o ataque aos mensaleiros, ao fisiologismo petista e a ênfase na necessidade de alternância no poder. O deputado Carlos Sampaio, líder do PSDB na Câmara, proclamou: "aqui não tem mensaleiro". Atrás dele, no mesmo palco, no entanto, estava Eduardo Azeredo, que responde no Supremo por acusação semelhante à que levou petistas à condenação.

O líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira, insistiu na necessidade de substituir o projeto petista de poder. Após enumerar iniciativas que, segundo ele, caracterizam o autoritarismo do governo, o senador anunciou: "O PT é bananeira que já deu cacho. É hora de mudar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário